RedeTV! não renova contrato com Sikêra Júnior após polêmicas e repercussão negativa

Politica

A RedeTV! confirmou na última sexta-feira (08/04) que o contrato do apresentador Sikêra Júnior não seria renovado e que o programa Alerta Nacional seria exibido pela última vez no dia 28 de abril. A emissora também encerrou o contrato com a TV A Crítica, do Amazonas, responsável por produzir o telejornal.

Sikêra Júnior, que fazia parte da emissora desde 2019, havia negociado a renovação do contrato após o término em dezembro, porém, a RedeTV! desistiu da renovação. “A RedeTV! confirma o término do contrato com Sikêra Jr e a TV A Crítica, geradora do Alerta Nacional, para a transmissão do formato em rede nacional”, informou a nota da emissora.

Logo após a veiculação da notícia, Sikêra Júnior fez postagens enigmáticas pelo Instagram, como uma imagem de Jesus recebendo um beijo do discípulo Judas, o que costuma ser associado com traição, e uma imagem do elenco do Alerta Nacional com a legenda “??????”.

De acordo com o colunista Ricardo Feltrin, da UOL, os discursos homofóbicos e extremistas de Sikêra tornaram-se um problema para a RedeTV!. Além da repercussão negativa, os comentários levaram a dezenas de problemas judiciais para a emissora, como investigações do Ministério Público.

Em 2021, Sikêra criticou um comercial do Burger King para o Dia do Orgulho LGBTQIA+ e chamou gays de “raça desgraçada”, o que levou a uma fuga de anunciantes do programa e a uma ação pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul.

Em fevereiro deste ano, o Ministério Público Federal na Paraíba chegou a pedir a prisão do jornalista por racismo após ele se referir a uma mulher negra como “vagabunda”, “sebosa” e “preguiçosa” durante o programa.

As polêmicas envolvendo Sikêra Júnior se intensificaram nos últimos meses, o que pode ter levado a RedeTV! a não renovar o contrato com o apresentador. Além disso, a emissora pode ter sido pressionada por anunciantes e por órgãos reguladores a se afastar do apresentador.

O caso também trouxe à tona a discussão sobre a liberdade de expressão e os limites da crítica em programas de televisão. Muitos defendem que é importante respeitar os direitos das minorias e combater o discurso de ódio, enquanto outros argumentam que a censura e a perseguição podem prejudicar a liberdade de expressão.

Independentemente das opiniões, o fato é que a saída de Sikêra Júnior da RedeTV! é uma grande mudança para o mundo da televisão. O apresentador era um dos mais populares da emissora e o Alerta Nacional era um dos programas de maior audiência do canal.

Resta agora saber qual será o futuro de Sikêra Júnior e se ele conseguirá encontrar um novo emprego na televisão. O apresentador já demonstrou em outras ocasiões que é um profissional competente e carismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *